O mundo online entrou, definitivamente, em nossas casas. Acessar a Internet para navegar em sites, buscar conteúdos digitais ou simplesmente ficar de bate papo no WhatsApp com os amigos se tornou um hábito mundial. E 2019 promete um ser um ano de predomínio online no segmento de entretenimento.
Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Zenith Media apontou que neste ano, a média de tempo que as pessoas do mundo inteiro ficarão online será superior ao intervalo gasto em frente à televisão. As estimativas são de que as pessoas fiquem 170,6 minutos acessando sites e conteúdos online, enquanto o tempo em frente à TV passará a ser de 170,3 minutos.
Apesar de a diferença de tempo ser muito pequena entre ambos os comportamentos, a Zenith alega que as perspectivas são de que essa distância aumente ainda mais em 2020, prevendo que o tempo médio de pessoas online passe para 180 minutos diários, ante aos 168 minutos de utilização de televisores.
Considerando os dados coletados desde 2011 e as projeções da consultoria para 2019, a empresa estima que o crescimento no acesso online, usando aparelhos móveis, pode passar de 500% nesse período. Além disso, também é esperado que o acesso a sites em computadores caia 18% e o uso de TVs apresente queda de 4% no próximo ano.
Como critérios de contabilização do tempo online dos usuários, a companhia de consultoria informou que considerou as atividades de navegação em páginas, visualização de sites de notícias e uso de serviços de vídeos online, sendo que este último item teve maior peso nos resultados pesquisa.